mininghub

This site uses cookies

We save data from your visit to improve our services and personalize your experience. By continuing, you agree to our Privacy Policy, including the cookie policy.

Privacy Policy Accept
Facebook LinkdeIn Instagram youtube tiktok twitter
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
/////////////////////////////////////////////////////////////
Our Blog

Mineração e Coporate Venture: o futuro do setor mineral

O Venture Capital tem sido buscado, cada vez mais, pelas mineradoras, fornecedores e demais agentes do setor mineral como uma forma de acelerar conexões e implementar tecnologias inovadoras que gerem mais eficiência e segurança para a mineração.   

É neste contexto de mudança, que o Mining Hub realizou no último dia 25 de outubro, em São Paulo, o “Workshop Mineração do Futuro: Construindo uma Cultura de Inovação e Venture Capital”.

A oficina fez parte do maior evento de Corporate Venture Capital da América Latina, o Corporate Venture in Brasil, organizado pela ApexBrasil e Global Corporate Venturing. “Foi muito legal poder fazer um evento dentro do Coporate Venture in Brasil, onde trouxemos mineradoras, fornecedores da cadeia do setor da mineração e VC's para falar sobre os desafios do setor nessa área de venture capital. Foi uma oportunidade riquíssima”, afirma Leandro Rossi, Diretor Executivo do Mining Hub.

No primeiro painel, “Experiências em Ventures e Business Development na Mineração” estiveram conosco Jose Antônio Rocha Gontijo, Business Development e Inovação da CBMM; Bruno Arcadier, Head da Vale Ventures e Marcelo Greco, Gerente de Venture Capital CSN Inova para falar dos desafios e de como a mineração vem adotando uma abordagem de Venturing e investimentos.

“O investimento no setor como um todo tende a crescer bastante, muita coisa vinda de fora, mas principalmente aqui no Brasil, pois a inovação aberta dentro do país já está crescendo muito, como o Mining Hub”, afirma Bruno Arcadier, Head da Vale Ventures.

Os fornecedores do setor mineral também são peça importante nesse cenário, por isso, no painel “Acelerando Soluções e Desbloqueando Valor para a Mineração”, trouxemos Ricardo Santoro, Diretor da Hatch; Pablo Sola, Partner – Transactions and Corporate Finance da EY e Rodrigo Ormezzano, Vice Presidente de vendas da Hexagon, para falar sobre como eles podem se tornar parte integral da jornada de inovação das mineradoras.

Por fim, no painel “Operacionalizando em Ciclos Produtivos Complexos e Longos” tivemos o Thiago Mendes, Partner na Barn e o Ricardo Ramalho, CEO da KPTL falando sobre o papel das startups, da inovação e do Venture Capital aberta na mineração, além de conversarem sobre como trazer a estratégia de venture capital e inovação aberta para as mineradoras.

“O Brasil sempre foi um lugar que o investimento em tecnologia vinha do dinheiro corporativo. Essa era uma das principais, se não a única, fonte que tínhamos para os empreendimentos em inovação no país, e hoje é muito legal ver como o nosso país criou uma maturidade profissional e uma agenda de execução de ações, como vimos nesse evento de Corporate e mineração”, afirma Ricardo Ramalho, CEO da KPTL.

Essa iniciativa na agenda CVC não foi a primeira realizada pelo Mining Hub. Em agosto deste ano promovemos o Mining Venture Connect, um evento que reuniu diversos atores do setor de mineração e que você pode assistir, clicando aqui

Leave your comment



*Obligatoriness. The email will not be published.