mininghub

Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Política de Privacidade Aceito
Facebook LinkdeIn Instagram youtube tiktok twitter
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
/////////////////////////////////////////////////////////////
Artigos e Vídeos

Planejamento estratégico leva mais inovação para mineração

#open innovation

De apenas uma alternativa a ser considerada um verdadeiro alicerce, em pouco mais de 60 anos a inovação aberta ganhou o lugar de protagonista no planejamento estratégico das corporações. Tomando popularidade a partir de 2003, a inovação aberta tornou-se a chave fundamental de transformação e eficiência nas organizações.

Se de um lado as grandes empresas estão mais receptivas e confiantes com o potencial da inovação aberta, do outro lado, está a expansão, nacional e internacional, do número de startups com foco no open innovation. 

Dados do Ranking 100 Open Startups apontam que o número anual de relacionamentos de open innovation entre corporações e startups mais do que quintuplicou de 2019 a 2022. Foram registrados 8.050 relacionamentos em 2019, 13.433 em 2020, 26.348 em 2021 e 42.588 em 2022.

Contribuindo substancialmente para este crescimento, centenas de programas de aceleração, editais e outros facilitadores surgiram com a função de serem a ponte entre as organizações e as startups. É neste cenário, por exemplo, que surgem iniciativas como o Mining Hub , o primeiro hub de inovação aberta do setor de mineração do mundo, com foco em construir um ecossistema para conectar startups e mineradoras.

Inovação aberta como aliada de uma nova mineração

Não alheio a efervescência dos resultados obtidos com a inovação aberta, o setor mineral passou a compreender como a inovação é um processo social complexo, dinâmico, e com alto potencial de alinhamento entre as expectativas do mercado e a agenda ESG. Desdobrando-se em um enorme valor em conectar organizações com ecossistemas externos especializados em congregar iniciativas de inovação.

Um hub de inovação aberta exclusivamente para mineração: 

Frente à carência de projetos em inovação aberta com atenção exclusiva à mineração, demos início em 2019 ao Mining Hub. Com 7 programas em curso e centenas de eventos realizados, já colhemos muitos resultados positivos para mineração, que podem ser acompanhados em nosso portal MH em números

Como as ações estratégicas do Mining Hub contribuem para inovação aberta na mineração?


Assertividade para obtenção de resultados! Com a alta demanda inerente aos desafios do setor, foi preciso nos organizarmos em diferentes frentes para termos sucesso com a inovação aberta, a médio e longo prazo, nas soluções comuns e específicas da mineração

Temos, assim, um olhar para inovação aberta no setor mineral, sob o ponto de vista de processos disruptivos, seguros e eficazes, que garantam a sustentabilidade das empresas que abrem suas portas para inovação. 

Estabelecemos, deste modo, alguns princípios norteadores para a elaboração de um bom planejamento estratégico para inovação aberta no setor mineral, tais como:

1- Identificação de oportunidades: Mapear as oportunidades do setor, considerando os problemas comuns ao meio, as tendências do mercado, as expectativas do stakeholders, as demandas socioambientais, as tecnologias emergentes e as mudanças regulatórias;

2 - Colaboração e parcerias: Aqui está a essência do Mining Hub, nos apresentamos como um elo entre a inovação aberta e o setor mineral. Nos estabelecendo, então, como um agente de mudança, sendo um contraponto do setor, transformando a cultura e contribuindo para a reputação. Nosso objetivo é sermos influenciadores positivos do futuro da cadeia e do setor, buscando alternativas de forma integrada.

Com os nossos associados criamos um ecossistema de colaboração e parcerias para a mineração, com outras empresas, universidades e centros de pesquisa. São estas parcerias que alavancam a inovação e aceleram as soluções de desafios atuais.

3 - Alternância de governança: Aspirando a pluralidade das perspectivas do setor mineral, estruturamos a governança do Mining Hub em torno de uma comissão de inovação, formada pelas minerados associadas. A presidência do Hub é, então, eleita entre representantes destas mineradoras, com rotatividade anual. Deste modo, desde janeiro (2023), Alessandra Prata, líder Samarco, está na presidência do nosso Hub e permanecerá até dezembro.

“Estar à frente desse hub de inovação aberta significa liderar o grupo das empresas associadas junto com o grupo de coordenação e diretor-executivo, para alcançarmos o novo propósito. Para a Samarco é significativo estar à frente do Mining Hub, pois a inovação é um dos nossos valores e ela é essencial para a continuidade e sustentabilidade do nosso negócio. O Mining Hub é mais do que interação com startups e tenho certeza que teremos um ano de muito trabalho e bons desafios.”
- Alessandra Prata

Assim, por meio destes norteadores, conseguimos nos conectar a diversos projetos de inovação aberta, nos colocando como ponte dos objetivos dos nossos associados. Com ações estratégicas para inovação aberta no setor mineral, conseguimos ajudar a guiar não somente nossos associados, mas toda cadeia do setor, para incentivar que as empresas estejam preparadas para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades de inovação.

Conheça mais sobre nosso chamado para o presente e o futuro de uma nova mineração, acessando nosso canal no YouTube.

https://www.youtube.com/@MiningHub

Deixe seu comentário



*Obrigatório. O email não será publicado.