mininghub

Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Política de Privacidade Aceito
Facebook LinkdeIn Instagram youtube tiktok twitter
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
/////////////////////////////////////////////////////////////
Artigos e Vídeos

Mining Hub Rewind: Reflexões sobre 2024 e Perspectivas para o Futuro da Mineração

#mining hub #retrospectiva #rewind

No dia 13 de dezembro, o Mining Hub realizou o Mining Hub Rewind, evento de encerramento do ano que celebrou as conquistas de 2024 e marcou a transição de presidência do Conselho de Mineradoras. Durante o encontro, foi apresentado o relatório anual, com os números e resultados mais relevantes dos programas e iniciativas realizadas ao longo do ano, reafirmando o impacto positivo do Mining Hub no ecossistema de inovação da mineração.

O evento também destacou a transição da presidência do Conselho de Mineradoras. Em 2024, a liderança ficou a cargo da MRN (Mineração Rio do Norte), representada por Gustavo Lage, PMO Manager na empresa. Já em 2025, a Vale assumirá a presidência, sendo representada por Leandro Viana, Head de Inovação na empresa.

“É uma satisfação enorme chegar em dezembro e olhar para tudo que realizamos ao longo do ano. Celebrar esse rito é fundamental para entendermos o volume de acontecimentos, o que temos desenvolvido, nossa proposta de entrega e o valor que agregamos. Mais do que isso, é um momento de reflexão sobre para onde estamos caminhando. Poucos hubs setoriais têm a capacidade de alcançar, em seis anos, uma estrutura robusta e consistente como a nossa e ainda manter um potencial tão grande de execução e entrega", destaca Leandro Rossi, diretor executivo do Mining Hub.  

Conquistas de 2024

Em 2024, o Mining Hub seguiu consolidando sua relevância no setor, apresentando um ecossistema com quase 50 empresas associadas, um crescimento expressivo em relação às 30 empresas registradas em 2022. Além do aumento na base, destaca-se a retenção dos associados, refletindo a confiança e o alinhamento de expectativas com as propostas do Hub. O impacto também é evidente nos programas de inovação: 353 startups inscritas em iniciativas, com 15 provas de conceito (PoCs) concluídas e outras 7 em andamento, gerando um investimento significativo de cerca de R$ 1,5 milhão em PoCs.

Iniciado em 2024, o projeto ZeroCarbon Mining, principal projeto de descarbonização a nível setorial, reúne 11 mineradoras e conta com investimentos significativos para gerar soluções de alto impacto. Ainda neste ano, realizamos mais de 20 eventos, com a participação de mais de 5 mil pessoas, incluindo diversos palestrantes internacionais. 

Iniciativas de Destaque

No Ciclo 10 do M-Start, finalizado em 2024, os desafios abordados pelo Mining Hub foram alinhados a temáticas centrais como desenvolvimento social, eficiência operacional, gestão de água e gestão de resíduos e rejeitos. "Para quem acompanhou e participou, tivemos muito êxito nesses processos de experimentação. Agora, nosso objetivo é apoiar as mineradoras cada vez mais na escala desses projetos. Temos ferramentas e recursos para isso, e nosso foco principal é experimentar, implantar e buscar resultados", destaca Amanda Carvalho, Coordenadora de Inovação do Mining Hub.  

Também entre as iniciativas de maior relevância, o programa de descarbonização setorial, ZeroCarbon Mining, se consolida como uma das principais ações colaborativas da mineração. "Conseguimos mobilizar 11 mineradoras para trabalharem juntas na construção de um movimento que visa descarbonizar o setor. Apesar de cada mineradora ter suas próprias metas e tecnologias, elas frequentemente operam de forma isolada. Esse programa busca reunir essas iniciativas e fomentar uma transição energética integrada, alinhada ao DNA colaborativo do Mining Hub", explica Elis Santana, Coordenadora de Inovação do Mining Hub.  

Esses números e iniciativas destacam o trabalho contínuo do Mining Hub em construir um ambiente robusto e dinâmico. “O ano de 2025 será marcado pelo foco na escala e no compartilhamento de soluções no ecossistema do Mining Hub. Após anos de construção e desenvolvimento de iniciativas, agora é o momento de transformar os resultados alcançados em impactos mais amplos, consolidando as entregas geradas ao longo dos ciclos anteriores.”, reforça Leandro Rossi. 

Mudança de Presidência: Reflexões e Conquistas

O ano de 2024 foi marcante para o Mining Hub, especialmente sob a liderança da MRN (Mineração Rio do Norte), representada por Gustavo Lage, PMO Manager na MRN. "Foi uma experiência especial, de muito aprendizado, mas, acima de tudo, de reafirmação do papel da MRN como mineradora exemplo", reflete Gustavo.  

Apesar da distância geográfica de quase 4 mil quilômetros da sede do Mining Hub, a MRN trouxe contribuições significativas. "Assumimos a presidência em uma posição que talvez fosse a menos provável, mas enxergamos isso como uma oportunidade de nos desafiar e agregar valor ao ecossistema de inovação do setor mineral. Foi um ano de muito esforço e, sem falsa modéstia, de sucesso, não apenas pelos resultados entregues, mas pelo impacto que conseguimos causar", destaca.  

Gustavo relembra que 2024 foi planejado como um ano de "catapultar" o Mining Hub a novos patamares. "Nosso maior sonho era fazer deste ano um marco de entregas expressivas, construindo a base para que o hub continue crescendo nos próximos anos", finaliza.  

Com a Vale assumindo a presidência do Mining Hub para 2025, Leandro Viana, Head de Inovação na empresa, destacou as expectativas para o próximo ano e o papel essencial do hub como um ecossistema de inovação colaborativa. "Além do portfólio crescente de soluções, temos a satisfação de integrar e fortalecer ainda mais essa comunidade. Nosso objetivo para 2025 é manter a união e o processo de compartilhamento como pilares fundamentais do desenvolvimento que o Mining Hub promove", afirmou.  

Viana enfatizou que as ações de 2025 estarão orientadas por objetivos claros e estratégicos, com o compromisso de gerar valor tangível para os associados do Mining Hub. A prioridade estará no fortalecimento contínuo do ecossistema, com o Hub consolidando-se como um espaço para a inovação colaborativa, além da escalabilidade, o impacto das iniciativas e também o compartilhamento de soluções.

"Com esse alinhamento estratégico e a colaboração entre mineradoras, startups e demais parceiros, queremos transformar 2025 em um marco de entregas e realizações, fortalecendo o Mining Hub como a casa da mineração do futuro", concluiu Leandro Viana.

O Mining Hub Rewind foi um momento de celebração e reflexão, não apenas sobre os desafios superados em 2024, mas também sobre as oportunidades que se abrem para o futuro da inovação na mineração. 

Acesse o Relatório Anual do Mining Hub.  
Confira as fotos do evento aqui.  
Caso queira reviver os melhores momentos, assista novamente aqui.

Não deixe de nos seguir nas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que acontece no Mining Hub!

Deixe seu comentário



*Obrigatório. O email não será publicado.