mininghub

Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Política de Privacidade Aceito
Facebook LinkdeIn Instagram youtube tiktok twitter
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
/////////////////////////////////////////////////////////////
Artigos e Vídeos

Mining Hub recebe Universidades Britânicas para Workshop sobre descarbonização


Na última sexta-feira (17), o Mining Hub recebeu, em sua sede, as Universidades britânicas Cranfield, Sheffield e o Supergen Hub, representado pelos professores das Universidades Aston e Imperial College, para um workshop sobre a Descarbonização do setor mineral brasileiro. O objetivo do evento foi discutir novas tecnologias de baixo carbono e possíveis parcerias para a implementação dessas tecnologias no nosso setor.

“A descarbonização é hoje uma das pautas prioritárias na mineração. Nos trouxemos diversos centros de pesquisa do Reino Unido, com os quais estamos construindo uma relação de parceria, uma vez que ele é um Estado líder nas questões de tecnologia e construção de políticas públicas para descarbonização”, afirmou Leandro Rossi, Diretor Executivo do Mining Hub.

Para Lucas Brown, Cônsul Britânico em Minas Gerais, existe toda uma abordagem sistêmica feita por essas universidades. "Essas instituições são de peso, elas trabalham diretamente com a indústria britânica para atender suas demandas reais e também fazem a assessoria estratégica com o Governo Britânico", afirma. Segundo o Cônsul, a oportunidade de colaboração gerada pelo evento é única. “Nós estamos fazendo esse engajamento aqui em Minas gerais por que existem vários parceiros interessados nessa oportunidade de colaboração e sempre que temos a chance de colaborar com o Mining hub a gente tenta aproveitar, uma vez que sempre fomos grandes parceiros e fãs do Hub desde o início", conclui.

Durante o evento, tivemos diversas especialistas que trouxeram uma abordagem ampla sobre a descarbonização. O Dr. Ali Nabavi, professor sênior de Sistemas Energéticos no Centre for Renewable and Low Carbon Energy e o professor Upul Wijayantha, expert em tecnologias de hidrogênio de baixo carbono, ambos da Universidade de Cranfield, falaram sobre combustíveis sustentáveis, dando uma visão geral sobre o trabalho de descarbonização feito pela Universidade.

Falando sobre energia de biomassa, tivemos o professor Bill Nimmo, da Universidade de Shefield. Bill abordou a diversas aplicabilidades da biomassa, uma fonte renovável de energia, além de falar sobre a fabricação de biocombustíveis, a produção de energia e todo o trabalho feito no TERC - Centro Translacional de Investigação Energética, que possui uma equipe de especialistas e profissionais dedicados a tentar encontrar formas de reduzir os processos energéticos emissores de carbono e substituí-los por alternativas sustentáveis.

Por fim, tivemos ainda o professor Jason Hallet, do Imperial College, e a professora Patrícia Thornley, da Universidade de Aston, falando sobre o funcionamento do Supergen Bioenergy Hub, um espaço voltado para debater sobre recursos, tratamentos e sistemas de bioenergia, e como eles tem buscado implementá-la no Reino Unido.

Programa de descarbonização

Ainda no evento, foi novamente apresentado o programa de descarbonização, coordenado pelo Mining Hub, em parceria com a Energy Systems Catapult, que se iniciará ainda no primeiro semestre deste ano e vai buscar mapear as alternativas e rotas para a descarbonização, com base nas empresas mineradoras, suas necessidades e perfil do setor.

“No começo de 2022 nós organizamos uma série de workshops com o intuito de replicar e repassar um pouco do conhecimento que a gente tem aprendido com a estratégia de descarbonização industrial britânica, e isso acabou gerando um interesse em diversos setores, entre eles a mineração”, contou o gerente de Desenvolvimento de Negócios Internacionais da Energy Systems Catapult, Felipe Cruz.

Para a execução do programa, Felipe acredita que a combinação de expertise, experiências e habilidades da Energy Systems Catapult e do Mining Hub são a chave para o sucesso do programa. “Se a gente fizer de forma muito bem-sucedida tudo o que já planejamos e discutimos nas conversas com as mineradoras, eu não tenho dúvida de que o Brasil vai virar referência para que a gente replique esse modelo em outras jurisdições e setores”, concluiu.   



Deixe seu comentário



*Obrigatório. O email não será publicado.