mininghub

Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Política de Privacidade Aceito
Facebook LinkdeIn Instagram youtube tiktok twitter
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
/////////////////////////////////////////////////////////////
Artigos e Vídeos

Primeira edição do Hackathon Mining Hub em 2023 traz soluções inovadoras para a mineração


A primeira edição do Hackathon Mining Hub em 2023 aconteceu no último final de semana, entre os dias 19 a 21 de maio. Patrocinado pela Nexa Resources, o evento teve como desafio a “Rastreabilidade da origem do minério”, onde os participantes puderam trabalhar em equipes para pensar e desenvolver soluções inovadoras para a resolução da questão, além de trazer novos conceitos e ideias para transformar o futuro da mineração no Brasil.

“Essa edição, sem dúvida alguma, superou todas as nossas expectativas, mas o mais importante não é a solução técnica desenvolvida e apresentada, mas sim a possibilidade de parar, refletir e repensar o setor da mineração”, afirmou Leandro Rossi, Diretor Executivo do Mining Hub.

A realização de eventos como esse é de fundamental importância, como afirmou Caio Van Deursen, gerente de Inovação da Nexa Resources: “A Nexa patrocinou esse evento com a intenção de promover e fazer com que o conhecimento a respeito da mineração possa se espalhar para o mundo”.

Na sexta-feira, após a divisão de grupos, a equipe do Mining Hub deu início aos trabalhos apresentando alguns conteúdos para descomplicar o desafio e ajudar os participantes a conhecer melhor o ecossistema de inovação da mineração no país.

Durante esse momento, com a ajuda de diversos mentores técnicos de empresas como a Vale, AngloGold Ashanti, Clariant, Usiminas, Anglo American, Aura Minerals e Nexa, que estiveram presentes durante todos os dias, as equipes tiveram a chance de colocar a mão na massa e começar a idealizar suas soluções.

Para a Gerente de Inovação na Aura, Karollyne Silva, que participou do evento como mentora, a expectativa para a realização dos trabalhos era alta: “Nem todo mundo conhece a mineração, embora a gente consuma a mineração todos os dias, com esse evento a gente consegue ampliar a discussão e trazer diferentes temáticas e cabeças para pensar soluções, usando o Mining Hub como uma ponte entre a inovação e as empresas de mineração”, afirmou.

No segundo dia, os trabalhos continuaram a todo vapor! Após virarem a madrugada, as propostas começaram a tomar forma, à medida que os participantes recebiam mais momentos de aprendizado e mentorias, além de dinâmicas para que pudessem vencer a exaustão e perseverar no objetivo final.  

“Durante um momento, no meio da madrugada, a gente estava com ‘cabelo em pé’, ninguém sabia exatamente o que fazer, mas aí o pessoal vinha e nos orientava. Essa foi uma experiência incrível, a gente chegou sem saber se daríamos conta, mas no final foi sensacional”, afirmou Geraldo Júnior, integrante da equipe Mining Tracking.

O domingo foi o dia de colocar as ideias à prova. Pela manhã as equipes expuseram suas soluções a uma equipe de jurados na pré-banca, momento que antecede a apresentação final. Após considerarem os apontamentos feitos no decorrer das avaliações e aprimorarem suas ideias, a parte da tarde foi reservada para as apresentações finais.

No mesmo dia, pudemos conhecer as três equipes vencedoras dessa edição do Hackathon Mining Hub. Em terceiro lugar tivemos a equipe Atlas, que apresentou uma solução voltada para a logística, com a criação de uma plataforma para rastreio do transporte na operação de minério.

Equipe Atlas

Já a segunda colocada, equipe Mining Tracking, desenvolveu um sistema de certificação com blockchain para receber as informações das mineradoras e, assim, comprovar a legalidade do minério.

Equipe Mining Tracking

Por fim, a equipe vencedora, Faromin, apresentou uma solução para a utilização da técnica de espectrometria, que permite a determinação quantitativa de elementos metálicos, semimetálicos e alguns não metais existentes nas amostras de ouro, uma vez que a presença desses elementos indica que a procedência do material não é de origem legal.

Para Denise Capanema, integrante da equipe Faromin, a diversidade foi a chave para a vitória: “Acho que formamos um grupo com muitas particularidades e isso foi fundamental. Hoje trabalho na mineração e entendo que todas as áreas fazem a diferença, não é só o engenheiro, mas tem também a parte do design, a parte social, a parte da sustentabilidade que gente pode achar que são pequenas, mas não são”, afirmou.

Equipe Faromin

Ouro Preto

A próxima edição do Hackathon Mining Hub já tem data e local para acontecer. O evento será realizado entre os dias 30/6 a 2/7, em Ouro Preto.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por aqui.


Confira todas as fotos do Hackathon aqui.

Deixe seu comentário



*Obrigatório. O email não será publicado.