mininghub

Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Política de Privacidade Aceito
Facebook LinkdeIn Instagram youtube tiktok twitter
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
/////////////////////////////////////////////////////////////
Artigos e Vídeos

A empregabilidade trans como parte da estratégia de Diversidade & Inclusão

Por Lucas Ferreira

Coordenação Equi

Por que o público trans?

Mesmo recentemente, falar sobre pessoas trans no ambiente de trabalho, na maior parte das empresas era incomum. Um tabu maior ainda, era falar de profissionais trans. Um dos motivos para que isto ainda ocorra é o fato dos ambientes de trabalho, principalmente os corporativos, não serem ocupados por esses profissionais.
Segundo pesquisa realizada pela Antra (Associação Nacional de Travestis e Transexuais) em 2017, 90% das pessoas trans e travestis recorriam à prostituição como fonte de renda, consequência da exclusão do mercado de trabalho, cerca de 0,02% não tiveram acesso a um curso superior e 72% não possuem ensino médio, de acordo com dados do Projeto Além do Arco Íris (AfroReggae, 2013).

Hoje em dia, já vemos um crescimento de iniciativas e da visibilidade em torno das pautas das pessoas trans, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido, e que deve um bom começo passa pelo melhor entendimento sobre alguns  termos do mundo LGBTQIA+.

Normalmente “trans” é um termo utilizado como abreviação para transgênero ou transexual, que é utilizado para descrever pessoas que não se identificam com o gênero atribuído no nascimento, podendo ser, mulher trans, homem trans, travestis. Se você é uma pessoa que se identifica com o gênero atribuído no nascimento, então pode se considerar uma pessoa cisgênero.

A partir da década de 1980, algumas empresas começaram a ver na diversidade uma oportunidade de tornar os ambientes de trabalho mais democráticos, com o intuito de proporcionar aos colaboradores melhor qualidade de vida e para a empresa melhor um melhor desempenho organizacional (SARAIVA, 2009). Hoje em dia, podemos perceber um forte movimento de grandes empresas no que se refere a Diversidade & Inclusão, como a ThoughtWorks e a Accenture. Alinhado a isso, o Equi vem com a proposta de tornar os ambientes de trabalho mais diversos, inclusivos e seguros, principalmente, para profissionais trans.

 

Conhecendo o Equi e a sua atuação junto com o MiningHub

O Equi surgiu em 2018 como um projeto de impacto social do Global Shapers Belo Horizonte Hub e foi um dos 5 projetos ganhadores do chamamento, realizado pelo Global Shapers Community em parceria com a Procter & Gamble. Foram realizadas ações em 3 frentes principais:

  • Mapeamento de dados sobre pessoas trans em Belo Horizonte
  • Capacitação de pessoas trans (oficinas e módulos de treinamento)
  • Intervenção em empresas: conscientização e incentivo a vagas

Para a realização das ações, o Equi contou com diversos parceiros, desde coletivos de pessoas trans (Pretas T, Academia Trans Literária, Ong Transvest) e aceleradora de negócios (Fa.Vela), até hub e comunidade de empresas (Mining Hub, WeWork Savassi e Boulevard). Essas parcerias viabilizaram a conexão e a discussão das pautas de diversidade & inclusão dentro das empresas, com foco na empregabilidade de profissionais trans. Entendendo a importância e relevância de discussão da pauta da Diversidade & Inclusão dentre as mineradoras, um dos principais setores da economia mineira, o Equi, em parceria com o Mining Hub, realizou o workshop de conscientização “A importância da diversidade no ambiente de trabalho: a integração de profissionais LGBTQI+” em junho de 2019. O evento contou com a participação de mais de 40 pessoas no espaço de coworking do Hub, que teve palestrantes trans que trouxeram informações sobre identidade de gênero, orientação sexual e os benefícios da diversidade para as empresas.

Figura 1. Foto do evento “A importância da diversidade no ambiente de trabalho” no Mining Hub em 2019.

Figura 1. Foto do evento “A importância da diversidade no ambiente de trabalho” no Mining Hub em 2019.

Durante a roda de conversa no evento, foi percebido que muito ainda precisa ser feito dentro das empresas, desde repensar as estratégias de atração de novos talentos, para aumentar e identificar as candidaturas de pessoas trans, até mudanças de políticas públicas com foco nas minorias, objetivando aumentar as oportunidades para tornar as condições mais igualitárias.

Figura 2. Foto do momento de roda de conversa durante o evento no Mining Hub em 2019.

Figura 2. Foto do momento de roda de conversa durante o evento no Mining Hub em 2019.

A Diversidade & Inclusão como parte da estratégia de Inovação

Investir em Diversidade & Inclusão nas empresas vai além de ajudar a resolver problemas sociais, mas a empresa também poderá ter benefícios financeiros e de performance. Alguns estudos apontam resultados de empresas que promoveram a D&I como estratégia. Em 2014 o estudo da McKinsey mostrou que empresas com times executivos com mais de 30% de mulheres têm 48% de chances de performar melhor (Diversity wins, 2020) e empresas com times heterogêneos têm mais chances de gerar soluções criativas e inovadoras do que os times homogêneos (Diversity Still Matters, 2020).

Eventos como o que realizamos no Mining Hub são de extrema importância para que a pauta da diversidade seja trabalhada além do Marketing e possa trazer resultados tangíveis para todos (sociedade e empresa). Devido às recentes medidas de distanciamento social, os trabalhos de treinamento, capacitação e co-construção com os times e pessoas trans são realizados à distância (por meio de videoconferência e/ou trabalhos remotos).

Caso você queira tornar a sua empresa mais Diversa & Inclusiva por meio da co-construção, envie uma mensagem para o time do Equi pelo email contato@equi.ong.br.

Deixe seu comentário



*Obrigatório. O email não será publicado.