mininghub

Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Política de Privacidade Aceito
Facebook LinkdeIn Instagram youtube tiktok twitter
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
/////////////////////////////////////////////////////////////

Nossos Programas

O M-Science é o programa do Mining Hub que reúne iniciativas voltadas para Hard Science, ou seja, para o desenvolvimento de soluções, voltadas para o setor mineral, que necessitam de mais investimentos em pesquisa e desenvolvimento, demandam mais tempo e recursos financeiro para serem desenvolvidas. 

Para o desenvolvimento das iniciativas, o Mining Hub tem o apoio de parceiros como Universidades, instituto de ciência e tecnologia, órgãos governamentais, Hubs, entre outros, e que, junto com os associados, também são o público-alvo das iniciativas.

 

Como ele funciona

Chamada Mining Hub de Inovação - Senai

Apresentação do PowerPoint A Chamada Mining Hub de Inovação tem como objetivo promover a inovação aberta, conectando startups que possuam competência técnica para propor e desenvolver soluções inovadoras para os desafios temáticos de grandes empresas, em colaboração com o SENAI e outros atores do ecossistema. Em 2020/2021 o Mining Hub buscou selecionar até 4 (quatro) projetos de produtos, serviços, processos ou modelos de negócio inovadores que solucionem os seguintes desafios:

  • Desafio 1 – Disposição de rejeito a seco
  • Desafio 2 – Redução da umidade de mineiro de ferro na cadeia
  • Desafio 3 – Reaproveitamento de rejeito
  • Desafio 4 – Sistema Integrado para Gestão e Análise de Savings de Energia e Emissões de Gases de Efeito Estufa

Atualmente, a startup Isobloco está trabalhando em parceria com a mineradora Anglo American e Senai, no desafio de “Reaproveitamento de rejeito”, e desenvolverá um produto concreto celular (chamado Isobloco) para construção civil utilizando o rejeito de mineração!

Rede Mineira de Química/INCT Midas

Apresentação do PowerPoint Em direção a uma aproximação cada vez maior com as universidades, o Mining Hub promoveu a conexão entre a Rede Mineira de Química, a qual é formada por pesquisadores da UFMG, CDTN, UFOP, UFJF, UFSJ; INCT Midas, rede nacional de pesquisadores na área de química, e empresas associadas para trabalhar desafios referentes à Gestão de Água!

Como resultado, o grupo elaborou e apresentou aos associados propostas técnicas de soluções para diversos desafios dessa temática, possibilitando o desenvolvimento de projetos de hard Science junto à academia!