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Cases Mining Hub

FSEE

Fundada em 2018 com a proposta de ser uma consultoria de base tecnológica, a Fsee Conexões Estratégicas utiliza técnicas de Comunicação Corporativa e Marketing para posicionar os seus clientes em condições mais favoráveis de negociação e relacionamento em sua rede institucional. Ainda em 2018 desenvolveu o Sistema de Gestão de Stakeholders, uma ferramenta on-line de fácil preenchimento e atualização, que permite a identificação prévia de riscos e oportunidades institucionais a empresas e projetos. Com clientes de diversos segmentos, de mineradoras a times de futebol, passando por empresas metalúrgicas e também de tecnologia, a Fsee se diferencia pela forma em que se envolve para solucionar os problemas corporativos dos seus clientes. Com foco na gestão e melhoria dos relacionamentos na rede institucional, as estratégias adotadas apresentam resultados mais sustentáveis ao negócio com ganhos tanto de curto quanto de médio prazo.

Site: FSEE
Ciclo 2 – M-Start
Mineradora madrinha: Bamin
 

Desafio:

Atualmente, existem diversas metodologias e indicadores de desenvolvimento social como os princípios do equador do IFC, diretrizes de sustentabilidade do GRI e seus suplementos setoriais, objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, indicadores sociais da ONU, indicadores de direitos humanos da ONU, índice de sustentabilidade empresarial – ISE, entre outros. Com isso, buscava-se soluções capazes de realizar uma análise qualitativa integrada de indicadores de desenvolvimento social, além de captar as peculiaridades locais das comunidades inseridas no contexto da mineração de forma a gerar dados para a tomada de decisões sobre as melhores iniciativas sociais a serem implementadas nessas regiões. Desta forma, os investimentos sociais desenvolvidos pelas empresas nem sempre refletem os anseios das comunidades, e o preenchimento de um Indicador, não necessariamente abrangia temas considerados em outros Indicadores. Sendo assim, é comum identificar empresas com relevantes investimentos sociais, mas com percepção de presença negativa nos territórios onde atuam.

Solução

Neste contexto, a Bamin e a Fsee Conexões Estratégicas desenvolveram a Análise Integrada de Indicadores Sociais, tendo como referência o GRI – Global Reporting Initiative, relacionado à ONU – Organização das Nações Unidas e o ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial, vinculado à Bolsa de Valores de São Paulo. A partir desses indicadores foram desenvolvidos questionários com base nas perguntas dos temas sociais do GRI e ISE a serem aplicadas na empresa e também junto aos seus stakeholders. Em paralelo, foi desenvolvida nova funcionalidade do Sistema de Gestão de Stakeholders para captação da percepção de públicos interessados sobre a atuação social da empresa/projeto. O cruzamento dos resultados obtidos no preenchimento desses dois questionários (Empresa e Stakeholder), quando cadastrados no Sistema de Gestão de Stakeholders, apontam os temas sociais que demandam maior esforço da empresa para melhoria da interação social e também os temas aos quais a percepção da comunidade se diferencia do que é feito pela empresa, tanto numa perspectiva maior ou menor dos stakeholders quanto à interação social real da empresa.

Resultados e vantagens

A partir desse trabalho, as empresas poderão direcionar melhor os esforços de sua atuação social, atendendo simultaneamente padrões nacionais e globais de Indicadores Sociais e suprindo temas de relevância apontados pelos stakeholders, tornando assim, a interação social uma ferramenta efetiva de melhoria da percepção da presença da empresa no território. Desta forma, a interação social da empresa passa a contribuir significativamente para a obtenção da Licença Social e consequente continuidade das suas atividades.

Equipe

Fernando Cláudio, formado em Comunicação Social, coordenou o trabalho de elaboração dos questionários e estruturação do Sistema de Gestão de Stakeholders e o Full Stack Developer, Geraldo Milholo, foi o responsável por aprimorar as funcionalidades do Sistema.

Conhecemos a FSee durante o M-Start Ciclo 2 e a participação da startup no nosso programa, desenvolvendo uma solução inovadora, levou à contratação da FSee pelo Mining Hub para desenvolver a estratégia de comunicação do  Mining Hub e a gestão das nossas redes sociais

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